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Rôbo Zapshow 2.0
CHATBOT – RÔBO DO ZAPSHOW
Introdução:
Nosso chatbot é uma inteligência artificial projetada para simular conversas humanas por meio de chat ou mensagens, oferecendo respostas automatizadas e interações com os usuários. Aprenda como configurar esse poderoso recurso para melhorar o atendimento e a interação com seus clientes.
Explicação do recurso – Chatbot:
Após ter criado as filas, chegou a hora de montar nosso chatbot! O chatbot da nossa plataforma possui 5 tipos de interações:
- Mensagem: Configura-se uma mensagem de texto pré-configurado para ser disparada.
- Pergunta: Configura-se uma pergunta com ou sem validação para ser disparada.
- Menu: Configura-se um menu.
- Opção: Configura-se uma opção (com ou sem ação) do chatbot.
- Ação: Configura-se uma ação conforme o item 7 deste documento.
Configuração do Chatbot:
A configuração do chatbot é simples, especialmente para aqueles que fizeram um planejamento prévio. Siga os passos abaixo para criar e configurar seu chatbot:
- Acesse o Menu da plataforma e selecione a opção “ChatBot”.
- Clique no botão “NOVO BOT” para dar um nome ao seu chatbot e cadastrá-lo na plataforma.
- Agora, é hora de montar a árvore de opções para o chatbot. Para isso, clique no icon de memória (o primeiro ícone da esquerda para direita)
- Após isso, irá abrir uma página com uma caixa escrito “INICIO” clique na mesma para selecionar a caixa, após isso irá aparecer o ícone de + ao lado direito, ao clicar no ícone irá abrir um modal para selecionar e configurar a interação que deseja adicionar.
- Caso necessite, modifique o número da Ordem (ordem em que essa opção vai ser exibida para o cliente escolher)
- Selecione o tipo de interação que você deseja adicionar: Menu, Pergunta, Mensagem, Opção e Ação.
- Preencha as informações necessárias para cada interação. Por exemplo:
- Para o tipo “Menu”, insira o título do menu a ser criado e suas respectivas opções posteriormente.
- Para o tipo “Pergunta”, escreva a pergunta que chatbot disparará podendo ou não adicionar validações para as respostas dos usuários e podendo salvar essa informações em “informações adicionais do Contato” ou na Sessão.
- Para o tipo “Opção”, cria uma opção com ou sem ação para direcionar seus clientes para um sub menu, para uma fila, pergunta e etc.
- Para o tipo “Mensagem”, cria uma mensagem que será disparada para o cliente, podendo substituir a frase padrão “Aguarde um momento, por gentileza, vou te transferir para um de nossos atendentes 😃”
- Para o tipo “Ação”, cria uma ação com ou sem disparo de texto para direcionar seus clientes para um sub menu, para uma fila, pergunta e etc, podendo substituir a frase padrão “Aguarde um momento, por gentileza, vou te transferir para um de nossos atendentes 😃”
- Preencha as informações necessárias para cada interação. Por exemplo:
- Ação: Qual ação o chatbot deve tomar através da seleção desta opção
- Ir para uma Fila: irá redirecionar para fila que foi selecionada e o cliente ficará nesta fila esperando atendimento;
- Finalizar atendimento: Opção que finaliza o atendimento;
- Ir para opção: Redireciona o cliente para alguma opção do bot cadastrada;
- Ir para um atendente: Após selecionar a fila, você irá escolher o atendente, após isso caso o cliente escolher essa opção, o atendimento vai ser aberto diretamente no EM ABERTOS do atendente selecionado.
- Ir para o menu: Irá listar os menus criados e ao selecionar o menu desejado, o cliente será redirecionado novamente para o menu escolhido.
- Chamada API: Permite a integração com outros serviços ou sistemas externos, facilitando a troca de informações entre eles. Basicamente, o bot é capaz de se conectar com outras ferramentas ou sistemas para receber dados relevantes. Para cadastrar o recurso da API, vá ao menu → Recurso da API
- Repita o processo para adicionar outras interações ao seu chatbot, construindo uma árvore de opções personalizada e eficiente. Muita atenção ao criar raízes em seu bot, confira sempre se esta criando na origem correta.
- Para fazer o bot ser disparado ele tem que estar selecionado em uma conexão. caso não tenha criado uma conexão, verifique esse tutorial de conexões Conexões – ZapShow – Plataforma de atendimento multiusuário para WhatsApp
- Siga os passos abaixo para editar um bloco do chatbot: 1. Na tela do chatbot, encontre o bloco que você deseja editar. 2. Clique no ícone de lápis. 3. Faça as edições necessárias nos campos que deseja modificar. 4. Clique em “Salvar” para confirmar as alterações.
- Siga os passos abaixo para excluir um bloco do chatbot:
- Na tela de chatbot, localize o usuário que você deseja excluir.
- Clique no ícone de lixeira.
- Uma janela de confirmação será exibida. Clique em “OK” para confirmar a exclusão do bloco.