Qual é a sua dúvida?
<Todos os tópicos
Print

Chatbot (Fluxograma)

Nosso chatbot é uma inteligência artificial projetada para simular conversas humanas por meio de chat ou mensagens, oferecendo respostas automatizadas e interações com os usuários. Aprenda como configurar esse poderoso recurso para melhorar o atendimento e a interação com seus clientes.

Escalabilidade e Economia de tempo e dinheiro

Automatizar tarefas de atendimento ao cliente com um chatbot reduz a necessidade de contratar e treinar pessoal adicional, economizando recursos financeiros e tempo. Além de poderem lidar com um grande volume de consultas simultaneamente, permitindo que sua plataforma atenda a um número crescente de usuários sem sobrecarregar sua equipe de suporte.

Os chatbots podem estar disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite, proporcionando atendimento constante aos clientes, inclusive fora do horário comercial.

Explicação do recurso – Chatbot:

Após ter criado as filas, chegou a hora de montar nosso chatbot! O chatbot da nossa plataforma possui 5 tipos de interações:

  1. Mensagem: Configura-se uma mensagem de texto pré-configurado para ser disparada.
  2. Pergunta: Configura-se uma pergunta com ou sem validação para ser disparada.
  3. Menu: Configura-se um menu.
  4. Opção: Configura-se uma opção (com ou sem ação) do chatbot.
  5. Ação: Configura-se uma ação conforme o item 7 deste documento.

Configuração do Chatbot:

A configuração do chatbot é simples, especialmente para aqueles que fizeram um planejamento prévio. Siga os passos abaixo para criar e configurar seu chatbot:

  1. Acesse o Menu da plataforma e selecione a opção “ChatBot”.
  2. Clique no botão “NOVO BOT” para dar um nome ao seu chatbot e cadastrá-lo na plataforma.
  3. Agora, é hora de montar a árvore de opções para o chatbot. Para isso, clique no icon de memória (o primeiro ícone da esquerda para direita)
  4. Após isso, irá abrir uma página com uma caixa escrito “INICIO” clique na mesma para selecionar a caixa, após isso irá aparecer o ícone de + ao lado direito, ao clicar no ícone irá abrir um modal para selecionar e configurar a interação que deseja adicionar.
  5. Caso necessite, modifique o número da Ordem (ordem em que essa opção vai ser exibida para o cliente escolher)
  6. Selecione o tipo de interação que você deseja adicionar: Menu, Pergunta, Mensagem, Opção e Ação.
    1. Preencha as informações necessárias para cada interação. Por exemplo:
      • Para o tipo “Menu”, insira o título do menu a ser criado e suas respectivas opções posteriormente.
      • Para o tipo “Pergunta”, escreva a pergunta que chatbot disparará podendo ou não adicionar validações para as respostas dos usuários e podendo salvar essa informações em “informações adicionais do Contato” ou na Sessão.
      • Para o tipo “Opção”, cria uma opção com ou sem ação para direcionar seus clientes para um sub menu, para uma fila, pergunta e etc.
      • Para o tipo “Mensagem”, cria uma mensagem que será disparada para o cliente, podendo substituir a frase padrão “Aguarde um momento, por gentileza, vou te transferir para um de nossos atendentes 😃”
      • Para o tipo “Ação”, cria uma ação com ou sem disparo de texto para direcionar seus clientes para um sub menu, para uma fila, pergunta e etc, podendo substituir a frase padrão “Aguarde um momento, por gentileza, vou te transferir para um de nossos atendentes 😃”
  7. Ação: Qual ação o chatbot deve tomar através da seleção desta opção
    • Ir para uma Fila: irá redirecionar para fila que foi selecionada e o cliente ficará nesta fila esperando atendimento;
    • Finalizar atendimento: Opção que finaliza o atendimento;
    • Ir para opção: Redireciona o cliente para alguma opção do bot cadastrada;
    • Ir para um atendente: Após selecionar a fila, você irá escolher o atendente, após isso caso o cliente escolher essa opção, o atendimento vai ser aberto diretamente no EM ABERTOS do atendente selecionado.
    • Ir para o menu: Irá listar os menus criados e ao selecionar o menu desejado, o cliente será redirecionado novamente para o menu escolhido.
    • Chamada API: Permite a integração com outros serviços ou sistemas externos, facilitando a troca de informações entre eles. Basicamente, o bot é capaz de se conectar com outras ferramentas ou sistemas para receber dados relevantes. Para cadastrar o recurso da API, vá ao menu → Recurso da API
  8. Repita o processo para adicionar outras interações ao seu chatbot, construindo uma árvore de opções personalizada e eficiente. Muita atenção ao criar raízes em seu bot, confira sempre se esta criando na origem correta.
  9. Para fazer o bot ser disparado ele tem que estar selecionado em uma conexão. caso não tenha criado uma conexão, verifique esse tutorial de conexões Conexões – ZapShow – Plataforma de atendimento multiusuário para WhatsApp
  10. Siga os passos abaixo para editar um bloco do chatbot:
    1. Na tela do chatbot, encontre o bloco que você deseja editar.
    2. Clique no ícone de lápis.
    3. Faça as edições necessárias nos campos que deseja modificar.
    4. Clique em “Salvar” para confirmar as alterações.
  11. Siga os passos abaixo para excluir um bloco do chatbot:
    1. Na tela de chatbot, localize o usuário que você deseja excluir.
    2. Clique no ícone de lixeira.
    3. Uma janela de confirmação será exibida. Clique em “OK” para confirmar a exclusão do bloco.

Reforçando que ao apagar um bloco com sub blocos os mesmos serão apagados juntos.

Assista ao tutorial em vídeo de Chatbot:

Abrir WhatsApp
1
Vamos conversar?